Inocência


Um dia sonhei com um mundo diferente.

Nesse Mundo...
As pessoas sentavam-se nas calçadas,
tomavam café e conversavam.
As crianças brincavam de roda,
e corriam tranquilamente pela rua.
Os casais de namorados,
contemplavam do banco da praça a beleza da lua.
E nas mesas das famílias,
não faltava pão.

Nele...
Não existia violência e nem guerra.
Não existia ódio e rancor.
Não existia inveja e nem egoismo.
A regra geral era o AMOR.

Messias Pinheiro
Acopiara, 26/10/2013
(22:45)

Ser humano e relações socioculturais.

Dentro da diversidade de seres vivos, o homem destaque-se dos demais animais, pela sua capacidade racional (pensar-refletir-agir) e emocional (sentimentos), pelo seu poder de interferir em suas relações: ambientais, sociais, culturais.

Para Augusto Boal, pensar é sobretudo sentir, e que só a sensibilidade nos faz saber que existimos. É impulsionado pela razão e emoção, que as pessoas criam, recriam e modificam o meio em que vivem, dando significado a existência humana. Construindo assim, processos culturais. Cultura compreendida como modo de vida das pessoas (subjetividade e objetividade). Processos, como algo em movimento e evolutivo.

O ser humano não vive isolado, é um ser relacional. Relacionar-se é criar vínculos, contato, ligação, identificação. É a capacidade de sair de si, conviver, compreender e aprender com o outro. O outro, embora tenha alguma semelhança, é um ser diferente que tem suas próprias características, e por isso merece respeito as suas peculiaridades.

É nas relações sociais que o homem se constrói enquanto sujeito histórico e político, mediado pela prática da ética e da moral. Humaniza-se e evolui. Vivência as transformações sociais e constrói cultura, “soma ativa de todas as coisas produzidas por qualquer grupo humano em um mesmo tempo e lugar, em sua relação com a natureza e com outros grupos sociais” (Augusto Boal, 2009). Nesse sentido, se faz necessário refletir sobre a interferência benéfico-maléfica do homem e suas responsabilidades para com o futuro da humanidade. Porque o futuro é o resultado de tudo que foi vivenciado no presente. Como diz Paulo Freire, o mundo não é o mundo está sendo.

Por tanto, não basta estar vivo, é preciso dar significado e sentido a existência. Não basta estar rodeado de pessoas, é preciso compreendê-las. Não basta ver as coisas, é preciso contemplá-las. Não basta inventar, é preciso sempre resignificar o que já existe. Viver em sociedade é como já dizia o poeta “é ser um eterno aprendiz”.


Messias Pinheiro
Poeta e Educador Popular



Álcool e outras drogas, um convite ao dialogo.

Você já parou para pensar sobre a temática das drogas?
Refletiu sobre a presença do álcool e suas influencias na sociedade?

Essa temática é uma questão a ser abordada na família, na escola, no posto de saúde, na associação de moradores, na comunidade, nas igrejas, na sociedade, em todos os lugares. O convite está lançado. Vamos dialogar.

Mas o que será droga?

Segundo o dicionário Aurélio (o amigo dos inteligentes), “droga é um composto químico de uso médico, diagnostico terapêutico ou preventivo. Substância cujo uso pode levar a dependência. Substância entorpecente, alucinógena, excitante, etc. Coisa de pouco valor ou desagradável”. Isto é, uma substância que causa mudanças na percepção e na forma de agir, variando de pessoa para pessoa, dependendo de suas características individuais, da quantidade utilizada e do tipo de substância consumida.

Se a droga tem o poder de dominar o ser humano, tornando-o dependente e privando-o de sua liberdade, por que será que o uso de drogas lícita (álcool, cigarro, café, medicamento controlados, etc.) e ilícitas (crack, maconha, cocaína, êxtase, e outras) aumenta cotidianamente?Os motivos são variados: curiosidade; fugir da realidade; escapar da timidez e da insegurança; esquecer problemas, frustrações e insatisfações; busca por prazer; correr o risco de enfrentar a morte, necessidade de experimentar novas emoções; sentir-se parte de um grupo; dentre tantos outros. No entanto, momentaneamente ela cumpre seu papel, mas deixa muitas marcas que podem durar à vida toda.  Por causa do alcoolismo, casais se separam e destroem seus lares. Pessoas morrem de acidentes automotivos ou ficam paralíticos. O cigarro pode causar diversas doenças, desde câncer de pulmão até doenças no coração. O crack torna a pessoa totalmente dependente, fazendo com que ela perca o autodomínio, a motivação pra viver, a moral e o respeito social. Como tudo na vida, as drogas também têm seus dois lados, dependem da dosagem. O Uso indevido delas deixam consequências incalculáveis na vida das pessoas.

As pesquisas mostram que, o álcool é a droga mais consumida entre os adolescentes e os jovens.   “Que entre os condutores que dirigiam após beber, o risco de envolvimento em acidentes de transporte foi 184% maior do que entre os que não apresentavam esse comportamento”.Isso é perceptível no público presente nas mesas de bares, nas baladas e em qualquer festinha familiar ou social ou na velocidade que muitos condutores andam pelas ruas e avenidas em dias festivos.

Entorno da cervejinha ou da cachaça, as coisas começam a fluir. Cabe a cada um o cuidado com sua própria vida e com a vida dos outros, pois somos responsáveis pelos nossos atos. Dependente é uma pessoa que de forma periódica ou continua, sente a necessidade de usar um ou mais tipo de droga, para aliviar tensões, ansiedades, medos, etc., criando vínculo com a substância, em detrimento de outras relações, perdendo assim sua autonomia e sua liberdade. 

Messias Pinheiro
Poeta e Educador Popular


Referências: Álcool e outas drogas. Saúde e prevenção nas escolas, v.5, Ministério da Saúde.