Ser humano e relações socioculturais.

Dentro da diversidade de seres vivos, o homem destaque-se dos demais animais, pela sua capacidade racional (pensar-refletir-agir) e emocional (sentimentos), pelo seu poder de interferir em suas relações: ambientais, sociais, culturais.

Para Augusto Boal, pensar é sobretudo sentir, e que só a sensibilidade nos faz saber que existimos. É impulsionado pela razão e emoção, que as pessoas criam, recriam e modificam o meio em que vivem, dando significado a existência humana. Construindo assim, processos culturais. Cultura compreendida como modo de vida das pessoas (subjetividade e objetividade). Processos, como algo em movimento e evolutivo.

O ser humano não vive isolado, é um ser relacional. Relacionar-se é criar vínculos, contato, ligação, identificação. É a capacidade de sair de si, conviver, compreender e aprender com o outro. O outro, embora tenha alguma semelhança, é um ser diferente que tem suas próprias características, e por isso merece respeito as suas peculiaridades.

É nas relações sociais que o homem se constrói enquanto sujeito histórico e político, mediado pela prática da ética e da moral. Humaniza-se e evolui. Vivência as transformações sociais e constrói cultura, “soma ativa de todas as coisas produzidas por qualquer grupo humano em um mesmo tempo e lugar, em sua relação com a natureza e com outros grupos sociais” (Augusto Boal, 2009). Nesse sentido, se faz necessário refletir sobre a interferência benéfico-maléfica do homem e suas responsabilidades para com o futuro da humanidade. Porque o futuro é o resultado de tudo que foi vivenciado no presente. Como diz Paulo Freire, o mundo não é o mundo está sendo.

Por tanto, não basta estar vivo, é preciso dar significado e sentido a existência. Não basta estar rodeado de pessoas, é preciso compreendê-las. Não basta ver as coisas, é preciso contemplá-las. Não basta inventar, é preciso sempre resignificar o que já existe. Viver em sociedade é como já dizia o poeta “é ser um eterno aprendiz”.


Messias Pinheiro
Poeta e Educador Popular