Em Silêncio



Silenciar é a arte de guardar para si as emoções, pensamentos, desejos e acontecimentos. É colocar-se como observador diante das situações e dos fatos. O mistério do silêncio leva um ser a viajar no mundo da imaginação e a ver e crer no produto do seu imaginário, a ter visão própria das coisas. Silenciar é muitas vezes sufocar os gritos e as palavras que não podem ser verbalizadas.

Muitas mulheres guardam em silêncio suas dores pela traição de seus esposos, incompreensão de suas sogras, desrespeito de seus filhos. Muitos homens guardam em silêncio suas preocupações por terem ficado desempregados, seus afazeres e responsabilidades para com a família, suas cobiças pela mulher do próximo e anseios por uma nova oportunidade.

O silêncio é uma característica de pessoas fortes que conseguem controla-se interiormente para que depois não venha arrepender-se. É uma expressão de afeto entre duas pessoas apaixonadas deixando-se ser guiadas pela contemplação e trocas de olhares. O silêncio é a linguagem da alma.

Em uma época de muito barulho e de crescimento da poluição sonora, silenciar é um desafio que traz muitos benefícios, entre eles a concentração, interiorização, o ato de encontrar-se consigo mesmo. Como tudo na vida tem seus dois lados, não esqueça que silenciar também tem.  Por isso não use ele para fugir de seus conflitos e no momento que você perceber a necessidade não tenha medo de quebrar o silêncio e soltar seu grito.
Messias Pinheiro