Dois Meninos no Palácio


Inacreditável, tudo parecia um sonho. Muitos tinham vontade, mas poucos conseguiam. Lucas e Felipe, dois jovens nordestinos, cearenses, ousados e sonhadores, sendo um do interior e o outro da capital, conseguiram chegar ao Palácio.

Não era o castelo da Cinderela e nem um desses de contos de fada. Era o Palácio do Planalto. Castelo real do povo, centro do poder, ocupado por alguém que é leeito para representar os indivíduos, coordenar os programas e projetos nacionais, mediar os interesses da coletividade e administrar o patrimônio público. Além do secretariado e assessores, pessoas de confiança do gestor.

Lugar belo e luminoso, decorado com obras artísticas, cheia de simbolismo, um espetáculo arquitetônico que retrata parte da história do povo brasileiro. Do povo que tem tempo pra fazer turismo, estudar em escola particular, ter plano de saúde, possuir automóvel, pagar empregados, entre outros. Não retrata as maiorias, daqueles que andam de pau de arara ou transporte coletivo, que utilizam o SUS, o PROUNI, o Bolsa Família, que deixam os filhos nas creches pra ir trabalhar, dos "sem luzes" que ocupam as carteiras nas escolas, dos que esperam a chuva chegar pra poder plantar e colher. Esses são felizes por terem em seu quintal uma cisterna de placas. Ele não é uma pintura da classe que eu faço parte, dos agricultores, trabalhadores, suburbanos, periféricos, empobrecidos. Infelizmente, não é um retrato da maioria. Somos a base dessa pirâmide.

Na galeria dos Presidentes, havia a foto de todos eles, desde Teodoro da Fonseca até Luiz Inácio Lula da Silva. Um fato que chamou atenção dos meninos nas imagens era a seriedade que elas repassavam, onde apenas dois quebraram a formalidade, sorrindo na foto oficial. João Figueiredo, o último presidente do período da ditadura militar com mandato de 15 de março de 1985 e Lula, primeiro presidente oriundo da classe trabalhadora, operário e nordestino, sem especialidades acadêmicas com mandato de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011.

Lucas e Felipe só pisaram naquele chão graças a uma jovem mulher, servidora da presidência da república, que o destino os apresentou no prieiro encontro nacional das juventudes da rede de educação cidadã, que estava acontecendo em Luziânia (GO). Ela os conduziu por aquele passeio por volta das 20h do dia 1º de fevereiro de 2013, horário que o Palácio do Planalto está fechado para visitantes. Os meninos voltaram para o local do evento, felizes e reflexivos. Foram e voltaram em um dos carros que prestam serviços a presidência.
Messias Pinheiro